terça-feira, 24 de novembro de 2015

Estamos no bom caminho!!!

Ao fim de 3 meses de iniciar uma dieta isenta de glúten a nossa filhota foi fazer as análises de rotina e os resultados mostraram-se bastante animadores!

A análise Ac. Anti-endomísio (IgA/IgA) veio negativo e Anti-transglutaminase com um valor bastante mais reduzido do que o obtido nas análises efetuadas aquando da biopsia!

Esta caminhada não tem sido fácil, estamos sempre a aprender! Mas já faz parte da nossa rotina!

Ter todos os dias o almoço para levar para a escola de acordo com a ementa da mesma, testar receitas de pão e deixá-lo pronto para estar quentinho e apetecível pela manhã, pensar em lanches variados, guloseimas semelhantes a todas as outras ou percorrer vários supermercados para encontrar a tal que ouvimos falar... são alguns dos mimos (não são só esforços!!!) que foram contribuindo para esta mudança!

Investigar, procurar, ler e conhecer são as melhores armas e depois com elas podemos ir ganhando todas estas batalhas! Se o tempo não permite cozinhar, fazer experiências ou investigar alternativas, felizmente nos últimos tempos parece surgir de dia para dia mais produtos sem glúten, mais locais onde os adquirir e melhores preços e promoções.

Daí podemos concluir que baixar os braços não é solução, desistir perante as dificuldades também não!

O que é essencial mudar para uma alimentação sem glúten eficaz na doença celíaca?

- Alterar a alimentação para uma dieta isenta de glúten (excluir todos os produtos que contém, podem conter ou sem garantias de isenção de glúten. Nesta categoria inclui-se tudo o que contenha farinhas de trigo, centeio, cevada e seus derivados ou outros eventualmente contaminados no processo de fabrico e embalamento)

- Não cozinhar alimentos isentos junto com alimentos com glúten ou contaminados

- Não utilizar os mesmos utensílios ou equipamentos de cozinha para ambos os alimentos (com e sem glúten)

-Não consumir refeições sem glúten em locais que não estejam devidamente avaliados ou certificados, por forma a prevenir a contaminação

1 comentário:

  1. Imagino como deve ser difícil este percurso! Conheço algumas pessoas com alguma intolerância e sei que é muito difícil, pois a maior parte dos alimentos, até aqueles de que não desconfiamos, têm glúten! Fico contente que os resultados das análises tenham sido animadores! Força nessa luta, que é bem mais difícil que fazer dieta! Um beijinho!

    ResponderEliminar